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Os anúncios publicados neste website são da inteira responsabilidade dos autores.

Principais cuidados a ter

  • Nunca adiante dinheiro pela compra de um produto/serviço a um vendedor que não conhece.
  • Nunca compre sem que tenha bastante informação sobre o produto/serviço vendedor.
  • Obtenha o máximo de informação sobre o vendedor: nome, morada, telefone. Verifique se os dados são coerentes e corretos.
  • Desconfie sempre quando lhe pedem para fazer uma primeira transferência antes de lhe enviarem o produto. É muito frequente que lhe peçam que adiante um pequeno valor para pagamento de taxas, pagamentos esses para bancos no estrangeiro, como Money Gra ou Western Union. A nossa recomendação é que não o faça. O mais provável é que fique sem o dinheiro e o produto que pensava comprar.
  • Evite utilizar a maioria dos serviços de pagamento internacionais.
  • Se for o vendedor, não envie o produto sem ter as condições de pagamento devidamente acordadas e finalizadas..
  • Não envie dinheiro para alguém num país estrangeiro.
  • Sempre que possivel realize um negócio com a troca em mão.
  • Nunca faça transferências para o estrangeiro.
  • Sempre que possivel realize um negócio com a troca em mão.
  • Mesmo quando o vendedor lhe apresenta informação pessoal ou o número da conta bancária, isso não o protege de ser enganado.
  • O Classificados StandElétrico nunca lhe envia uma confirmação de pagamento.

Envio de produtos

Grande parte das situações de enganos e fraudes ocorre quando o comprador e o vendedor não se encontram.

    QUANDO COMPRA

  • Nunca adiante dinheiro, independentemente da confiança que o vendedor lhe aparenta.
  • Os fraudulentos prontificam-se a apresentar documentação (Bilhete de Identidade, passaporte, etc) como garantia. Isto não o protege da fraude!
  • O envio do produto por correio com portes pagos pelo comprador não garante que seja livre de risco. Não tem como ver o produto antes de o pagar.
    QUANDO VENDE

  • É sempre preferível negociar com Pagamento contra entrega.
  • Não envie o produto sem ter as condições de pagamento devidamente acordadas e finalizadas.
  • Evite pagamentos por cheque. Não é garantido que esse cheque tenha cobertura. Pagamentos internacionais.
  • Nunca utilize serviços de pagamento como o Western Union, Money Gram ou Bidpay, uma vez que são difíceis de controlar ou cancelar o pagamento. Estes serviços são muito populares entre as pessoas que praticam fraudes por essas mesmas razões.

ARTIGOS ROUBADOS

  • Assegure-se que o produto a comprar não foi roubado.
  • Sugerimos que solicite, sempre que possível, o recibo original do produto.
  • Caso tenha dúvida, deve confirmar a identidade do vendedor
  • Ajude-nos a prevenir que criminosos vendam produtos roubados, seguindo estas sugestões!
  • Caso tenha dúvida, pode ainda confirmar junto da polícia se o produto não foi roubado.
  • Para artigos de marca, confirme se os números de série não foram manipulados.
  • Em veículos, deverá sempre verificar se o número de chassis não foi adulterado.
  • Se suspeitar de um objeto roubado, deverá contactar-nos e as autoridades competentes imediatamente.

Envio para o exterior

Cuidado com as “cartas nigerianas” e outras tentativas feitas por indivíduos em países estrangeiros para enviar os artigos para fora de Portugal. Se um comprador quer ter os bens enviados para o estrangeiro, recomendamos que você ignore o pedido. O objetivos das cartas nigerianas e similares é simplesmente cometer fraudes.

    Como saber que recebi uma carta nigeriana?

  • As mensagens são escritas muitas vezes num português muito fraco
  • As mensagens usam expressões como “mercadoria” ou “produto” sem especificar o produto anunciado. Isto acontece porque eles usam frequentemente uma mensagem-tipo.
  • As mensagens são geralmente enviados a partir de endereços de email gratuitos, como o Yahoo, Gmail e Hotmail.
  • As mensagens procuram “seduzi-lo”, oferecendo-lhe mais dinheiro do que indicado no anúncio.
  • O comprador quer pagar por cheque ou transferência do dinheiro para uma conta que não existe.
  • Às vezes, envia uma falsa confirmação de pagamento que a dar entender que o dinheiro foi depositado em sua conta.
    O que você pode fazer para se proteger?

    As cartas nigerianas são feitas para induzi-lo a enviar dinheiro ou bens para países estrangeiros. Por favor, não se envolva em tais negociações, que são na maioria das vezes fraudulentas.

  • Cuidado com emails pedindo-lhe para enviar bens para o estrangeiro.
  • Não aceite pagamentos por cheque.
  • Cuidado com falsos comprovativos de pagamento.

Veículos

    QUANDO COMPRA

  • Confirme se o veículo pertence realmente ao anunciante.
  • Veja pessoalmente o veículo e tente levá-lo a uma oficina independente.
  • Peça o livro de revisões e confirme a sua veracidade em termos de quilometragem e histórico
  • Verifique sempre o histórico do veículo, se possível, antes de decidir comprá-lo. Se o veículo tiver um empréstimo, certifique-se que estará pago antes da mudança de proprietário.
    QUANDO VENDE

  • Solicite documentação para a identificação do potencial comprador (BI, passaporte, carta de condução, etc) antes de permitir um test drive e verifique com a sua companhia de seguros se você tem a necessária cobertura. Algumas apólices de seguro não cobrem suas perdas em caso de roubo ou dano se forem entregues as chaves do carro.
  • Indivíduos que se intitulam como concessionários poderão contactar com a promessa de vender o seu carro. Às vezes, eles deixam um pequeno depósito mas, em seguida, desaparecem com o carro.
  • Certifique-se de ter recebido o pagamento integral antes de entregar o veículo. Se o pagamento for por cheque, aguarde até que tenha sido autorizado pelo banco.
  • Seja prudente em situações quando os potenciais compradores são de um país diferente e que querem pagar com um cheque ou transferência bancária. Este é um método comum utilizado pelos fraudulentos.
  • Insista num Contrato Promessa de Compra e Venda

Transferir dinheiro online

  • Quando fizer pagamentos e transferências monetárias online, deve estar ciente de “Phishing”. “Phishing” é quando alguém tenta enganá-lo para obter informações sensíveis, como senhas, contas bancárias e números de cartão de crédito, etc. e muitas vezes é desencadeada por falsos emails de sites que conhece ou são da sua confiança, pedindo para clicar num link e preencher os seus dados pessoais / informações.
  • Existem exemplos de links em emails que afirmam ser de um banco para levar a uma página que parece pertencer ao banco (por exemplo, fica parecendo um site do banco), mas que é controlado por outras pessoas. Esses sites são usados para enganar as pessoas e obter informações pessoais.

SMS recebidos

  • A receção de SMS com ofertas sobre os produtos que tem à venda também pode incorrer em riscos. Por vezes, as mesmas pessoas que enviam emails com as famosas “cartas nigerianas” também o fazem por SMS, uma vez que já sabem que os emails são frequentemente bloqueados.
  • Por outro lado, tenha especial cuidado com SMS de números estranhos ou provenientes do exterior.
  • Existem exemplos de links em emails que afirmam ser de um banco para levar a uma página que parece pertencer ao banco (por exemplo, fica parecendo um site do banco), mas que é controlado por outras pessoas. Esses sites são usados para enganar as pessoas e obter informações pessoais.
  • Há situações em que, respondendo ao SMS, incorreram em custos elevados por responder a um “serviço de valor acrescentado”.
  • Não responda a SMS com números estranhos.
  • Cuidado com SMS de pessoas no estrangeiro.

Conselhos baseados no CustoJusto